terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Operação Guarujá: denunciados 16 por fraude na coleta de lixo da cidade gaúcha de Parobé


Operação Guarujá: denunciados 16 por fraude na coleta de lixo da cidade gaúcha de Parobé

Operação Guarujá: denunciados 16 por fraude na coleta de lixo da cidade gaúcha de Parobé

Na última sexta-feira, 28 de dezembro de 2012, o Ministério Público do Rio Grande do Sul denunciou 16 pessoas pelos crimes de formação de quadrilha, fraude na licitação para os contratos de coleta e transporte de resíduos sólidos urbanos de Parobé, corrupção ativa e passiva.
Foram denunciados a prefeita Gilda Maria Kirsch 

(PTB), que responderá pelo crime de responsabilidade, o Secretário de Gestão e Controle, Cláudio José Vitt Barros, o Secretário do Meio Ambiente, Nadir José Rosa da Silveira (à época titular da pasta de Desenvolvimento Econômico).
Também são demandados pela ação penal o vereador eleito em Parobé, Vandro da Silva (PR) e os representantes das empresas Transportes JC Lopes Ltda, COMPANHIA RIOGRANDENSE DE VALORIZAÇÃO DE RESIDUOS S/A, nova denominação social da SIL Soluções Ambientais Ltda (empresa pertencente ao grupo SOLVÍ, que vem a ser dono da VEGA Engenharia Ambiental S/A e REVITA Engenharia Ambiental S/A), KOMAC Rental Locadora de Máquinas Ltda e DAÍ PRA Conservação e Limpeza Ltda.
A denúncia é assinada pela Coordenadora da Procuradoria de Prefeitos, Eva Margarida Brinques de Carvalho, e pelos Promotores de Justiça Josiene Menezes Paim e Fernando Sgarbossa. Nas investigações, que culminaram na Operação Guarujá, foi contabilizado, até o momento, desvio de verba pública superior a R$ 1,5 milhão, além da propina aos agentes públicos, que variava entre 6% a 20% dos pagamentos realizados à empresa JC Lopes, que alcança R$ 4,3 milhões entre abril de 2009 e outubro de 2012.
A Operação Guarujá, deflagrada em 3 de setembro deste ano, contou com a participação do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e teve apoio da Brigada Militar, Polícia Civil e Tribunal de Contas do Estado. Na ocasião, foram cumpridos 29 mandados de busca e apreensão nas cidades de Parobé, Taquara, Torres, Alvorada, Santo Antônio da Patrulha e Porto Alegre.
As investigações prosseguem para a apuração do total desviado, bem como de delitos de lavagem de dinheiro e agiotagem, entre outros. O procedimento investigatório criminal sobre o caso teve início em novembro de 2011, na Promotoria de Justiça de Parobé, e foi encaminhado à Procuradoria de Prefeitos em maio de 2012 devido ao envolvimento da Prefeita.
Fonte:  http://www.mafiadolixo.com/2012/12/operacao-guaruja-denunciados-16-por-fraude-na-coleta-de-lixo-da-cidade-gaucha-de-parobe/

Nenhum comentário:

Postar um comentário