quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Investigação sobre incêndio na boate Kiss deve incluir poder público


Investigação sobre incêndio na boate Kiss deve incluir poder público

Especialistas apontam que agentes responsáveis por conceder alvará e fiscalizar não estão imunes a punições

Especialistas em Direito garantem que o Estado, o município e os agentes públicos responsáveis por conceder alvará, fiscalizar e liberar a Kiss para o funcionamento não estão imunes a punições.
— Sem dúvida, se a boate não respeitava os parâmetros, não poderia funcionar. As características do local configuram claramente a responsabilidade do Estado por omissão — explica Fábio Souza de Oliveira, professor de Direito Administrativo da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Ele diz que a responsabilização por omissão ocorre quando o poder público deixa de cumprir as suas atribuições — como fiscalizar, autuar e fechar estabelecimentos irregulares — por negligência ou imperícia. A hipótese é prevista no Artigo 37 da Constituição.
O professor de processo penal da Unisinos Lúcio de Constantino aponta a tendência do poder público em atribuir responsabilidade somente aos empresários e músicos.
— Por parte de algumas autoridades, percebo o entendimento da ausência de culpa dos órgãos públicos. Se fiscalizassem como deveriam, essa casa não estaria aberta — diz.
Os especialistas não concordam com a ideia de que uma legislação federal anti-incêndio se faz necessária, tema levantado pelo governador Tarso Genro.
— Não é falta de lei, mas de aplicação da lei — resume Oliveira.
— Ao olhar as regras de Santa Maria e dos bombeiros, percebemos exigências que seriam capazes de evitar essa tragédia — reforça Constantino.

OS TIPOS DE PUNIÇÃO
* Cível — o Estado poderá ter de pagar indenizações, por dano material ou moral (devido ao sofrimento das famílias das vítimas).
* Administrativa — se a conduta do gestor ou servidor público tiver sido ilícita, mesmo por omissão ou negligência, é possível ser exonerado do cargo ou ter mandato cassado.
* Penal — tem como pena a prisão, se os envolvidos tiverem incorrido em crime.

Como aconteceu
O incêndio na boate Kiss, no centro de Santa Maria, começou entre 2h e 3h da madrugada de domingo, quando a banda Gurizada Fandangueira, uma das atrações da noite, teria usado efeitos pirotécnicos durante a apresentação. O fogo teria iniciado na espuma do isolamento acústico, no teto da casa noturna. 

Sem conseguir sair do estabelecimento, pelo menos 235 jovens morreram e outros 100 ficaram feridos. Sobreviventes dizem que seguranças pediram comanda para liberar a saída, e portas teriam sido bloqueadas por alguns minutos por funcionários.

 A tragédia, que teve repercussão internacional, é considera a maior da história do Rio Grande do Sul e o maior número de mortos nos últimos 50 anos no Brasil. 
Em gráfico, entenda a sequência de eventos que originou o fogo
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário