quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Hospital de Clínicas de Porto Alegre libera corpo errado para velório


Hospital de Clínicas de Porto Alegre libera corpo errado para velório

Quatro horas depois, instituição avisou filho da paciente sobre a troca

A família de Maria de Fátima Machado – que morreu após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico – foi surpreendida com um telefonema do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, informando que o corpo encaminhado para o velório em Parobé, no Vale do Paranhana, não era da mulher, mas de um homem.

A paciente de 58 anos ficou internada no Hospital de Clínicas por cinco dias até a morte ser confirmada na terça-feira. Os órgãos foram doados e; por isso, a liberação do corpo só ocorreu nessa quarta. Abalado com a notícia do falecimento da mãe, o filho mais velho – Paulo César Corrêa da Silva, 36 anos – não conseguiu reconhecer o corpo. Porém, a instituição confirmou que se tratava de Maria de Fátima e permitiu que a funerária se encarregasse dos procedimentos necessários para liberação, transporte e velório do corpo.

O erro foi constatado quatro horas depois, quando o corpo já havia saído de Porto Alegre em direção a Parobé. Em nota, o Hospital de Clínicas disse que reconhece que houve falha na entrega do corpo da paciente e informa que logo após o ocorrido, tomou as providências necessárias para solucionar o problema.

Procurados pela reportagem da Rádio Guaíba, Paulo César e a esposa optaram por não se pronunciar sobre o caso. Eles alegam que se sentem "culpados" por não terem reconhecido o corpo de Maria de Fátima antes da liberação pelo Hospital de Clínicas. O sepultamento da mulher ocorreu nessa quinta-feira, no Cemitério de Parobé.

Leia a nota do Hospital de Clínicas:
"O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) reconhece a falha que ocorreu na tarde desta quarta-feira (23/1/13) na entrega do corpo de uma paciente que foi a óbito na instituição. O HCPA informa que minutos após o ocorrido tomou todas as medidas necessárias para reparar a situação".

Nenhum comentário:

Postar um comentário