terça-feira, 29 de janeiro de 2013

MP abre inquérito para investigar ação de autoridades em Santa Maria


MP abre inquérito para investigar ação de autoridades em Santa Maria

O Ministério Público do Rio Grande do Sul abriu um inquérito civil nesta terça-feira (29) para investigar a possibilidade de improbidade administrativa por parte de integrantes da Prefeitura de Santa Maria, do Corpo de Bombeiros e de outros órgãos públicos por terem permitido que a boate Kiss, que pegou fogo no domingo deixando 235 mortos, continuasse funcionando mesmo com as licenças de operação e sanitária vencidas.
Segundo o promotor Cesar Augusto Claran, o inquérito irá inicialmente usar as informações obtidas pela Polícia Civil no caso e visa apurar se houve falhas ou negligências por parte de órgãos públicos.
"Não iremos nos negar a responsabilizar eventualmente agentes públicos que detinham o poder de fiscalizar e não cumpriram esta responsabilidade", disse Claran.
"Não estamos dizendo que ocorreu ou há algo comprovado. Mas existe a possibilidade de que, em algum momento, tenha ocorrido uma falha administrativa na fiscalização da casa por parte da prefeitura ou do Corpo de Bombeiros. Se houver responsabilidade de algum agente público, vamos tomar providências", acrescentou.
O delegado responsável pelo caso, Marcelo Arigony, titular da delegacia regional de Santa Maria, afirmou que "irá cortar na própria carne", "tanto do governo ou qualquer órgão público", se a investigação apontar isso. "A questão também tem aspectos políticos, estamos trabalhando em conjunto com todos os órgãos, que estão colaborando, mas não iremos nos furtar de apontar a responsabilidade, do pequeno ao grande (agente)", acrescentou.
Também na tarde desta terça, outras informações importantes sobre o caso foram divulgadas:
1- Segundo a polícia, a banda Gurizada Fandangueira utilizou um sinalizador mais barato, impróprio para ambientes fechados;
2- há diversos indicativos de que a boate não deveria estar funcionando;
3- a Prefeitura de Santa Maria se eximiu de responsabilidade pelo incêndio;
4- o chefe do Estado Maior do 4º Comando Regional do Corpo de Bombeiros, major Gerson Pereira, recebeu uma ligação do governo do Estado e disse que foi "orientado a não falar com a imprensa".
5-  empresa entrega o gravador e diz que não foram feitas imagens do incêndio.
6 - A Brigada Militar informou que recebeu da boate Kiss laudo no qual constaram duas saídas de emergência no local

Infográfico: tragédia de Santa Maria - 29/01 (Foto: Editoria de Arte/G1)Infográfico: tragédia de Santa Maria - 29/01 (Foto: Editoria de Arte/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário