quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Após vistoria, Crea deve divulgar parecer técnico até segunda-feira


Após vistoria, Crea deve divulgar parecer técnico até segunda-feira

Comissão de engenheiros vai analisar a estrutura da edificação da boate

Após vistoria, Crea deve divulgar parecer técnico até segunda-feira Ronald Mendes/Agencia RBS
Uma comissão de engenheiros do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (Crea) esteve na boate Kiss, no começo da tarde desta quinta-feira, para analisar a estrutura do prédio em que ocorreu o incêndio. A previsão é de que o relatório seja divulgado até a próxima segunda-feira. 

A comissão _ composta pelos engenheiros civis Luiz Carlos Pinto (coordenador); Carlos Wengrover, que é diretor do Centro Universitário de Estudos e Pesquisa sobre Desastre e coordenador do CB-24 RS; capitão do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar Eduardo Estevam Camargo Rodrigues, conselheiro do Crea; Telmo Brentano, professor da UFRGS; Marcelo Saldanha, conselheiro da Câmara Civil e presidente do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (Ibape) gaúcho _ terá como objetivo elaborar um parecer técnico sobre a estrutura da edificação da boate Kiss. 

A partir disso, o grupo de trabalho poderá apontar as causas que resultaram no incêndio. Pouco depois das 14h05min, em breve coletiva à imprensa, na frente da boate Kiss, os engenheiros afirmaram que devem divulgar o levantamento do parecer técnico na próxima segunda-feira, às 14h, na sede do Crea, em Porto Alegre. A comissão deve passar a tarde desta quinta-feira avaliando a cena da tragédia.

O professor da UFRGS, Telmo Brentano, que é referência em estudos sobre instalações hidráulicas de combate a incêndio nas edificações e de proteção contra incêndios nos projetos de edificações, é um dos envolvidos no trabalho. 
_ Claro que é preciso fazer mudanças imediatas nas leis. As pessoas pensam que o incêndio só acontece no prédio do vizinho, mas todos estão vulneráveis. Faremos um levantamento e um estudo e vamos apresentar à imprensa na segunda-feira, às 14h _ assegurou.

O diretor do Centro Universitário de Estudos e Pesquisa sobre Desastre, Carlos Wengrover, é cauteloso ao falar sobre eventuais responsáveis sobre a tragédia que já vitimou 235 pessoas, mas ele afirma que o local apresenta condições que propiciaram para o trágico incêndio.

_ Vamos analisar todas as recomendações técnicas de prevenção de incêndio da boate. Ainda não se consegui ver nada, mas pelo que eu ouvi havia material inadequado no local _ diz Wengrover.

Nenhum comentário:

Postar um comentário