domingo, 27 de janeiro de 2013

Número de mortos em boate de Santa Maria chega a 245


Número de mortos em boate de Santa Maria chega a 245

Corpos foram levados a ginásio municipal para serem identificados por familiares

Incêndio em boate de Santa Maria deixou, pelo menos, 180 mortos <br /><b>Crédito: </b>  João Vilnei / Especial / CP
Incêndio em boate de Santa Maria deixou, pelo menos, 180 mortos 
O número de mortos no incêndio da boate Kiss de Santa Maria chegou a 245, conforme balanço divulgado às 11h pelo comandante do Batalhão de Operações Especiais (BOE), major Cleberson Braida Bastianello. Segundo ele, 48 pessoas estão hospitalizadas.

O major informou que todos os corpos foram retirados da boate e que foi feita uma identificação prévia por meio de documentação e cruzamento de imagens. Os familiares das vítimas terão acesso ao ginásio municipal para fazer a identificação final. Segundo o major, os parentes devem se dirigir ao portão de acesso que fica na rua Appel com a Tuiuti em frente à Escola Estadual de Ensino Fundamental Marieta de Ambrósio. Após a indentificação conclusiva, os corpos serão liberados para os atos fúnebres.

O vice-prefeito José Haidar Farret, lamentou a tragédia. “Essa cidade universitária jamais passou por isso. Ainda ontem assistíamos a escolha da rainha do carnaval e hoje, no mesmo Centro Desportivo, estamos recolhendo os corpos”, lamentou. A prefeitura decretou luto oficial por 30 dias.

Segundo informações preliminares, cerca de mil pessoas estariam na casa noturna, que fica na Rua dos Andradas, quando ocorreu o incêndio. Os corpos foram levados a um ginásio da cidade para identificação. Os nomes, no entanto, só serão confirmados pelo Instituto Geral de Perícias (IGP) após autorização de familiares. "É normal que a pessoa deixe os documentos com outra pessoa às vezes, e não podemos liberar um corpo sem que haja contato visual, além da perícia", disse o major. Muitos morreram em hospitais da região, mesmo após serem resgatadas.

O governador Tarso Genro deve chegar em Santa Maria no final da manhã. "Domingo triste! Estamos tomando as medidas cabíveis e possíveis. Estarei em Santa Maria no final da manhã", escreveu no twitter. "É uma tragédia gravíssima que enluta o Rio Grande, enluta o Brasil, enluta a cidade", disse Tarso, que cursou Direito na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), onde também deu início a carreira política. A presidente Dilma Rousseff também irá ao município nesta tarde.

Uma das suspeitas é de que as chamas tenham começado por volta das 3h com um sinalizador disparado no palco. Segundo o Corpo de Bombeiros, o instrumento encostou em uma forração de isopor. Ainda conforme a corporação, os extintores de incêndio não estavam funcionando e havia apenas uma saída para os frequentadores - a porta pr
incipal - e houve tumulto na tentativa de fuga. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário