segunda-feira, 18 de março de 2013

Redações com nota máxima no Enem 2012 têm erros como "enchergar" e "trousse"

 Redações com nota máxima no Enem 2012 têm erros como "enchergar" e "trousse"

Textos enviados por estudantes ao jornal O Globo obtiveram 1.000 pontos mesmo com erros graves de português


Redações que receberam a nota máxima (1.000) no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012 apresentaram erros de grafia e concordância, constatou o Jornal O Globo. A publicação analisou textos enviados por estudantes que tiveram a pontuação comprovada pelo Ministério da Educação (MEC). Em alguns deles, há palavras como "rasoavel", "enchergar", "trousse".

Para atingir os mil pontos, segundo o Guia do Participante, o estudante precisava de 200 pontos em cinco competências selecionadas pelo MEC. A primeira delas consta em "demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita". De acordo com o manual, erros de grafia, acentuação e pontuação estão entre os erros mais graves.

No mesmo texto em que O Globo constatou "rasoavel", as palavras "indivíduos", "saúde", "geográfica" e "necessário" aparecem sem acento. Ao menos duas frases também não receberam ponto final.
Entre as redações, que tinham como tema a imigração no Brasil no século XXI, um dos candidatos com nota 1.000 escreve: "Essas providências, no entanto, não deve (sic) ser expulsão" e "os movimentos imigratórios para o Brasil no século XXI é (sic)".

O jornal verificou também problemas de concordância nominal, como na frase "o movimento migratório para o Brasil advém de necessidades básicas de alguns cidadãos, e, portanto, deve ser compreendida (sic)". Por fim, outro texto mostra o uso incorreto da forma "porque": "Porém, porque (sic) essa população escolheu o Brasil?".

Questionado sobre os métodos de correção das redações, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anysio Teixeira (Inep) não comentou as notas “por respeito aos participantes, a vista pedagógica é dada especificamente a quem prestou o exame”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário