segunda-feira, 4 de março de 2013

"Podemos fazer o diabo quando é hora de eleição", diz Dilma com aliado de Eduardo Campos na PB


"Podemos fazer o diabo quando é hora de eleição", diz Dilma com aliado de Eduardo Campos na PB



A presidente Dilma Rousseff disse nesta segunda-feira (4), em João Pessoa, que não vai mirar neste momento as parcerias entre PT e aliados com vistas à eleição de 2014. "Podemos fazer o diabo quando é hora de eleição, mas quando se está no exercício do mandato, temos de nos respeitar, pois fomos eleitos pelo voto direto", disse, a uma plateia de 22 prefeitos paraibanos e beneficiários de programas habitacionais, em sua primeira visita oficial ao Estado desde que assumiu a Presidência.

"Não tem justificativa nenhuma para o governo perseguir quem não é do partido dele", destacou a presidente, que disse que atenderá uma "lista de desejos" apresentada pelo socialista,
uma das 12 candidaturas próprias que o PSB pretende lançar nas eleições de 2014.Na ocasião, a petista ainda trocou afagos com o governador Ricardo Coutinho (PSB) no evento que selou a entrega de 576 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida.
As 12 candidaturas podem dar fôlego ao atual presidente nacional dos socialistas, o governador de Pernambuco Eduardo Campos, em uma eventual disputa presidencial ano que vem. Dilma será o nome do PT à reeleição, segundo anúncio feito em São Paulo, no final do mês passado, pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Ampliar
1 / 1
2
"A grande verdade é, nestes dez anos, o PT está exaurindo a herança bendita que o governo Fernando Henrique lhe legou [...]. Não é mais a presidente quem governa. Hoje, quem governa hoje o país é a lógica da reeleição", disse Aécio Neves, candidato virtual do PSDB à Presidência, no dia do aniversário de 33 anos do PT, em discurso que enumerou os "13 fracassos" da gestão petista Leia mais Pedro França/Agência Senado/Arte/UOL
Hoje, na capital paraibana, a presidente ouviu de Coutinho uma lista que ele fez questão de salientar que "não são pedidos, são desejos", referente a obras do governo do Estado para as quais, disse, faltam ainda aportes financeiros via parcerias com a União. Entre elas, citou a ampliação de um aeroporto, a construção de um cetro de convenções e a modernização do porto de Cabedelo.
"Se a senhora pudesse incluir [os pleitos] na sua agenda futura ou próxima, a Paraíba seria muito grata", sugeriu o socialista, após elencar parcerias no setor de infraestrutura entre Estado e governo federal. "[A Paraíba] Fez o dever de casa em 2011 e 2012; em 2011, foi o Estado que mais avançou em receita em todo o Nordeste", completou.
No discurso, Dilma elogiou o socialista: disse que ele "foi muito elegante" ao expor a "lista de desejos" que já sabia que seria atendida pelo governo federal. "[Porque] Deixou para eu anunciar, agradeço a elegância: de fato, iremos fazer isso -- contribuir. Porque tenho certeza que João Pessoa e as praias são grandes atrações turísticas", definiu, referindo-se à complementação de R$ 70 milhões necessária à conclusão da obra do centro de convenções na cidade. Sobre os demais "desejos", adiantou: "Também concordo, pois fazem parte da lista de preocupações do governo federal".
Ampliar

História de Lula nos palanques14 fotos

8 / 14
14.out.2002 - o presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa do comício da candidata a governadora Vilma Maia (PSB-RN) no largo do Machadão, no centro de Natal (RN) Flávio Florido/Folhapress

Manter alianças "é prioriodade", diz presidente do PT

Na última sexta (1º), diante da possibilidade cada vez mais real de o PSB romper a aliança e lançar Campos à Presidência, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, disse em Fortaleza que é "prioridade política" da sigla "manter as alianças". A capital cearense sediou a reunião do diretório nacional do partido.
Para tentar afagar o PSB, o PT montou uma agenda intensa em locais governados por socialistas. Na quinta-feira (28), o partido escolheu o Ceará para realizar o primeiro seminário sobre os 10 anos do governo petista. O Estado é governado por Cid Gomes, uma das poucas vozes socialistas a não acatar a ideia de candidatura própria do PSB em 2014.
Coincidência ou não, a presidente Dilma Rousseff também teve agenda política no Nordeste em 2013, contemplando justamente Estados governados por socialistas. No último dia 18 de janeiro, Dilma visitou o Piauí, governado por Wilson Martins (PSB).
Hoje, a presidente está na Paraíba, também governada por outro socialista, Ricardo Coutinho. O maior foco no Nordeste pode ser explicado, já que, dos seis governadores socialistas, quatro estão na região. Os socialistas também derrotaram petistas nas eleições para Recife e Fortaleza, em 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário