sábado, 2 de fevereiro de 2013

Dez feridos em incêndio de Santa Maria têm alta


Dez feridos em incêndio de Santa Maria têm alta

Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul registra 109 pacientes internados em hospitais

Chegou ao Estado um carregamento de hidroxicobalamina, droga produzida nos Estados Unidos utilizada para combater o gás cianeto 
Um novo boletim da Secretaria Estadual da Saúde, divulgado neste sábado, reduziu de 119 para 109 o número de internados em hospitais devido ao incêndio na boate Kiss, em Santa Maria. São 73 hospitalizados em UTI e 36 em enfermaria. A ventilação mecânica ainda é utilizada em 41 pacientes.

Na Região Metropolitana de Porto Alegre, 54 pacientes seguem internados. Em Santa Maria, os hospitais contam com 53 feridos. Os hospitais de Ijuí e Unimed de Caxias do Sul têm um paciente cada.

Neste sábado, chegou ao Estado um carregamento de hidroxicobalamina, droga produzida nos Estados Unidos utilizada para combater o gás cianeto, que intoxicou o sangue das vítimas a partir da combustão da espuma tóxica usada no teto da boate Kiss. O remédio será encaminhado para hospitais de Santa Maria e metade da carga ficará armazenada na Área de Medicamentos Especiais da Secretaria Estadual da Saúde.

Além disso, uma equipe da Universidade de Toronto, no Canadá, chega para avaliar a situação de vítimas do incêndio. O grupo deve iniciar a aplicação, em pacientes internados, da chamada ventilação extracorpórea.

“É como se fosse uma diálise do pulmão, uma filtragem no pulmão, só que é feita com uma máquina que fica fora do corpo” explicou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. De acordo com o ministério, a técnica ajuda a promover uma recuperação 

Nenhum comentário:

Postar um comentário