quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Tremor de terra assusta moradores de duas cidades mineiras; não houve danos nem vítimas


Tremor de terra assusta moradores de duas cidades mineiras; não houve danos nem vítimas

O Observatório Sismológico da Universidade de Brasília registrou tremores de terra de magnitude 3,5 na escala Richter em duas cidades de Minas Gerais na noite de ontem.  Os registros foram entre Biquinhas e Morada Nova de Minas, que ficam cerca de 300 quilômetros de distância de Belo Horizonte.
Os tremores começaram às 20h28 e duraram três segundos. A intensidade, segundo o relatório publicado pelo Observatório Sismológico, foi moderada. O diretor da escola estadual de Biquinhas, Geraldo Faria, disse que estava trabalhando quando sentiu a terra tremer. "Eu estava caminhando no pátio da escola quando começou. Senti algo estranho, mas não percebi o que era", disse.
O diretor ainda conta que os funcionários da escola disseram que os copos que estavam sobre as mesas se mexiam. "Muita gente ficou com medo, mas nada de ruim aconteceu. Nós continuamos a trabalhar normalmente depois", disse.
Em Morada Nova de Minas o sargento da Polícia Militar Ambiental Willian Geraldo da Silva Chaves, disse que a polícia chegou a acionar a Defesa Civil do município para checar a situação na cidade.
"Nós fizemos a ronda na cidade para saber se alguma pessoa havia ficado em risco, mas está tudo dentro da normalidade", disse. Em nenhuma das cidades houve danos, segundo a Polícia Militar. O sargento afirmou também ter sentido o tremor e que a situação é "incomum" na região. "É totalmente anormal para nós. Muita gente ficou com medo", disse.
Já o professor do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Luiz Antônio de Oliveira informou que esses tremores no norte de Minas Gerais são comuns. "Há um deslocamento de placas tectônicas", disse.
O fato de estar próximo às usinas, conforme o professor, também interfere. "Com a acomodação dos reservatórios de água há uma pressão que acaba causando os tremores."
As cidades onde foram registrados os tremores ficam próximas uma da outra. Em Biquinhas são mais de 2.500 habitantes, e em Morada Nova de Minas são mais de 8.000, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Outros registros

No ano passado, em Montes Claros (424 km de Belo Horizonte), foram registrados cinco tremores de terra entre setembro e dezembro. Três deles foram em dezembro, sendo que durante a madrugada do dia 19 foram notados dois com intervalos de 30 minutos. Um de magnitude de 3,9, o outro, de 3,8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário