quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Porto Alegre registra 15 pontos de alagamento após temporal


Porto Alegre registra 15 pontos de alagamento após temporal

Algumas vias da cidade estão bloqueadas em razão do grande volume de água

Algumas vias da cidade estão bloqueadas em razão do grande volume de água
Crédito: Paulo Nunes
A forte chuva forte que atingiu Porto Alegre desde as 15h desta quarta-feira deixou pelo menos 26 pontos de alagamento na cidade. Pouco antes das 17h30min, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informou a liberação de alguns pontos. No fim da tarde, havia 15 locais com registro de alagamento.

De acordo com a prefeitura, a situação mais crítica ocorreu na avenida Érico Verissimo, que foi bloqueada – o trânsito no sentido Centro-Bairro já foi liberado pela EPTC –, as avenidas Osvaldo Aranha e João Pessoa, alagadas em toda a sua extensão, avenida Goethe, Júlio de Castilhos e a região do Túnel da Conceição.

O Centro Integrado de Comando da Cidade (Ceic) opera em status de atenção e a orientação da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) é que a população evite os deslocamentos pela cidade, em especial na área central e Zona Leste. A região Central e da avenida Ipiranga são afetadas ainda pela falta de energia nas principais casas de bombas do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP), que impedem a drenagem das ruas.

As áreas mais afetadas pelo temporal são o Jardim Botânico, onde foram registrados 73,6 mm de precipitação, e o Moinhos de Vento, onde foram registrados 62 mm em 35 minutos, conforme dados do Metroclima. A chuva se deslocando em direção ao Norte, e atinge também a Região Metropolitana.

Confira os 15 pontos críticos
– cruzamento da rua Cubanos com a Frei Germano
– rua Marques do Herval
– rua do Presídio
– rua Dona Laura
– rua Doutor Flores
– cruzamento da avenida Bento  Gonçalves com a Barão do Amazonas
– cruzamento da avenida Bento Gonçalves com a Aparício Borges
– avenida Júlio de Castilhos, da rua Vigário José Inácio até a Praça Parobé
– avenida Sertório
– viaduto da Castelo Branco
– área da Igreja Navegantes
– avenida Érico Veríssimo
– rua Barão do Amazonas, entre a La Plata e a Valparaíso
– avenida Presidente Franklin Roosevelt
– Praça Jaime Teles

As estações do Mercado, Rodoviária e São Pedro do Trensurb estão fechada em função de alagamento e entre as estações Farrapos e Santo Afonso a operação dos trens é parcial. A empresa está providenciando ônibus para fazer, emergencialmente, o transporte no trecho afetado.

Em função dos alagamentos e dificuldade de locomoção na cidade, a EPTC autorizou, excepcionalmente, os lotações a transportarem passageiros em pé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário