sábado, 23 de fevereiro de 2013

Mulheres terão 'botão do pânico' contra agressores, no Espírito Santo


Mulheres terão 'botão do pânico' contra agressores, no Espírito Santo

Estado tem o dobro de assassinatos de mulheres do que a média brasileira


Espírito Santo  - As mulheres que sofreram violência doméstica e têm medida judiciais de proteção contra seus agressores, no Espírito Santos, ganharão um dispositivo apelidado de “botão do pânico”. O Estado tem a maior taxa de assassinatos de mulheres do Brasil, com 9,8 casos para cada 100 mulheres, a média nacional é de 4,6 homicídios por mil.

O aparelho poderá levado dentro da bolsa e ser acionado caso haja aproximação do agressor. Com cerca de cinco centímetros e um chip interno igual ao dos celulares, é possível que a mulher envie uma mensagem à polícia e à Justiça. Caberá à própria mulher apertar o botão em situações que considerar de perigo. A mensagem dará à polícia, pelo sistema GPS, as coordenadas de onde ela está. Não há aparelho semelhante em outros Estados.

O “botão do pânico” será lançado em 4 de março pelo Tribunal de Justiça capixaba, que mantém uma coordenadoria específica para tratar de casos de violência doméstica. Nos últimos cinco anos, a Justiça do Estado concedeu 13,6 mil medidas protetivas a mulheres que se queixaram de agressões ou ameaças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário