Segundo Rossi,a reunião de ontem foi bastante positiva. 'Houve um avanço muito grande. Acho que estamos muito próximos de um consenso possível. Claro que algumas questões pontuais terão de ir a voto. Cabe ao Congresso Nacional decidi-las', afirmou, sem detalhar os pontos divergentes.

Questionado se o ministro Palocci concorda com a votação do texto do novo Código Florestal já na próxima semana, Rossi disse que essa questão não foi discutida na reunião de ontem. 'Foi marcada uma nova reunião sobre questões que foram levantadas e para as quais cada um de nós vai buscar novos argumentos e informações. Isso para que possamos fechar os últimos pontos sobre os quais ainda há alguma divergência de opinião', disse o ministro da Agricultura.

Rossi integrará a comitiva presidencial que embarcará amanhã para a China. O retorno da presidente ao Brasil está previsto para o dia 17 ou 18. Mas o ministro retornará antes, justamente para participar da reunião interministerial sobre o Código Florestal. 'Inclusive voltarei antes para participar da reunião e avançarmos nesse entendimento', declarou Rossi.

Questionado se aproveitará a viagem para discutir o assunto com a presidente, Rossi sinalizou que não pretende levar esse debate a Dilma. 'Acho que a presidente terá uma agenda tão intensa que não será o local adequado', afirmou.