sexta-feira, 1 de abril de 2011

Adolescentes entre 14 e 17 anos são 50,2% das vítimas de tráfico de pessoas

Das 886 vítimas de tráfico de pessoas no Peru, desde 2004, 445 são adolescentes com idade entre 14 e 17 anos, o que equivale a 50,2%. O sexo feminino é o principal alvo do tráfico, com índice de 90% das vítimas.

Os dados foram divulgados ontem (29) pelo Ministério do Interior, com informações do Sistema de Registro e Estatística do Crime de Tráfico de Pessoas e Afins da Polícia Nacional do Peru (RETA-PNP). O sistema compilou 364 casos, por meio de denúncias dos crimes feitas às delegacias de polícia durante os últimos sete anos.

A faixa etária compreendida entre 18 e 30 anos é o segundo maior alvo do tráfico de pessoas, com 346 vítimas – 337 mulheres e nove homens. Em terceiro lugar estão as crianças menores de 13 anos. Foram 60 vítimas, dentre elas 42 meninas e oito meninos. 29 pessoas entre 31 e 45 anos também foram traficadas e, entre os maiores de 46 anos, houve seis vítimas, sendo quatro mulheres e dois homens.

De acordo com o vice-ministro da Ordem Interna do Ministério do Interior, Jorge Luis Caloggero Encina, a principal finalidade dos crimes é a exploração sexual de menores.

Para combater os delitos, o Grupo de Trabalho Multisetorial Permanente contra o Tráfico de Pessoas – composto por onze instituições do Estado, quatro organizações internacionais e três organizações não-governamentais – trabalha com prevenção, perseguição aos traficantes e atenção às vítimas. No próximo dia 5, o Grupo lançará a Primeira Grande Cruzada Nacional contra o Tráfico de Pessoas, que vem sendo considerada a "escravidão do século XXI".

O Grupo Multisetorial disponibilizou o telefone 0800-2-3232, com ligação gratuita, para receber denúncias de casos suspeitos de tráfico de pessoas ou para fornecer informações sobre o crime. A identidade dos denunciantes será mantida em sigilo.

Para ver o vídeo, acesse: http://www.youtube.com/watch?v=ySOHwLHzhcw

Nenhum comentário:

Postar um comentário