terça-feira, 9 de abril de 2013

Operação nacional de combate à corrupção ocorre em 12 Estados nesta manhã


Operação nacional de combate à corrupção ocorre em 12 Estados nesta manhã

Diversos órgãos públicos estão envolvidos em ação espalhada por todo o País



O Ministério Público Federal junto com a Polícia Federal realizam desde o início da manhã desta terça-feira (9) uma operação em todo o Brasil com o objetivo de combate à corrupção. São ações em cerca de 70 municípios em 12 Estados brasileiros.
Foram mobilizados cerca de 1.300 policiais civis, militares e federais, mais 160 promotores de Justiça e procuradores. Serão cumpridos 86 mandados de prisão e 311 mandados de busca e apreensão. Em todo o País, os desvios de dinheiro público investigados ultrapassam a casa de R$ 1,2 bi.
Além de prefeituras, os agentes públicos devem entrar nas casas de assessores das prefeituras suspeitos de envolvimento em casos de corrupção envolvendo licitações públicas. A Polícia Federal e o Ministério Público Federal divulgarão um balanço da operação até o final desta manhã.
São Paulo
A ação se concentra principalmente em São Paulo, onde há o maior número de municípios alvo de investigação. No Estado, a operação conta com o apoio do Ministério Público Estadual. Com autorização judicial, policiais e promotores de Justiça realizam buscas e apreensões em prefeituras em busca de documentos que podem apontar fraudes em licitações públicas.
Desde 2007 é investigada a possível fraude envolvendo empreiteiras do ramo de pavimentação asfáltica que simulariam competição entre si para superfaturar obras. Essas empresas teriam firmado contratos com cerca de 80 prefeituras.
Desde as 5h, 70 promotores de Justiça, 250 policiais federais, cerca de cem servidores do Ministério Público e aproximadamente 250 policiais militares estão mobilizados para cumprir 13 mandados de prisão e 160 mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal em Jales e pela Justiça Estadual em Fernandópolis.
Também foram constatados indícios de pagamentos indevidos a servidores e a agentes públicos para facilitar a atuação da organização criminosa. Durante a investigação observou-se o pagamento de R$ 70 mil em propina a servidores municipais.
A região com o maior número de operações é a de São José do Rio Preto, Fernandópolis e Araçatuba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário