segunda-feira, 8 de abril de 2013

Dia Mundial do Combate ao Câncer: conheça algumas causas da doença e previna-se


Dia Mundial do Combate ao Câncer: conheça algumas causas da doença e previna-se

Muita atenção – 8 de abril é o Dia Mundial do combate ao câncer. O dia foi escolhido para concentrar ações e repassar o maior número de informações possíveis que possam ajudar a população a prevenir as diversas formas da doença e reduzir o número de mortes causadas por ela.
Há mais de cem tipos de câncer. Em comum, todas elas se caracterizam pelo crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos. Essas células se dividem rapidamente e podem determinar a formação de tumores malignos. Consequentemente, o tumor pode se espalhar por outras regiões do corpo.
De acordo com o portal do Governo, são diagnosticados mais de 12 milhões de casos de câncer em todo mundo por ano. A doença causa a morte de mais de sete milhões de pessoas.
Muitas vezes a prevenção é difícil, uma vez que as causas podem ser externas ou internas do organismo. Entretanto, alguns cuidados podem ser tomados, ao menos para evitar os tipos mais comuns, que segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), são eles: os de pulmão, mama, colo-retal, estômago e fígado.
Evitar cigarro, bebidas alcoólicas em excesso, comidas gordurosas, sedentarismo, alimentos conservados no sal ou defumados e o consumo de grãos mal armazenados são as dicas principais para se prevenir dos tipos de câncer citados.
Uma referência nacional no tratamento da doença é o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca). Além de prestar serviços médico-assistenciais, o grupo organiza atividades de formação sobre o tema, realiza ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer. No site é possível ter acesso a diversos programas sobre o tema.
Conheça algumas ações realizadas no Brasil pelo Inca:
Através de campanhas, estudos, pesquisas e experiências junto a instituições governamentais e não governamentais, o Instituto de Câncer busca reduzir o impacto regional e global da doença.
Outro centro médico que merece destaque no tratamento da doença é o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octávio Frias de Oliveira, (ICESP) também disponibiliza em sua página eletrônica informações sobre o tema. Entre as quais, merecem destaque:
Há também no portal do ICESP informações úteis aos pacientes que se submetem a tratamentos médicos, igualmente importantes para os acompanhantes.
(Do ucho.info com informações do CicloVivo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário