quinta-feira, 11 de abril de 2013

Cardozo diz que PF tem autonomia para investigar Lula


Cardozo diz que PF tem autonomia para investigar Lula



O ministro da Justiça, José Eduardo Martins Cardozo (PT), disse nesta quinta-feira, em São Paulo, que a Polícia Federal tem autonomia para investigar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no caso do mensalão. Segundo Cardozo, a PF é "republicana" e não está submetida a "nenhum tipo de interferência, de qualquer natureza".
O comentário do ministro foi feito depois de ter sido questionado por jornalistas se a PF estaria apta a investigar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua eventual participação no caso do mensalão.


José Eduardo Cardozo, ministro da Justiça
José Eduardo Cardozo, ministro da Justiça
"A PF está apta a investigar quaisquer dos crimes que estão na sua competência", afirmou, antes de participar de um debate sobre Segurança Pública na Assembleia Legislativa de São Paulo, na tarde desta quinta-feira.
O Ministério Público Federal do Distrito federal pediu a instauração de um inquérito criminal para apurar o suposto envolvimento do ex-presidente no mensalão.
LOBBY
O ministro ainda negou lobby na escolha de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo ele, as indicações se deram de forma "republicana".
"O governo sempre escolheu os ministros de forma absolutamente transparente e criteriosa e isso continua", disse. "Garanto que na escolha de nenhum ministro houve qualquer tipo de conversa que não fosse embasada pela ética ou pelo critério republicano", acrescentou.
A manifestação de Cardozo ocorre após o ex-ministro José Dirceu afirmar à Folha e ao UOL que o ministro Luiz Fux, do STF, teria prometido absolvê-lo no julgamento do mensalão na época em que estava em campanha por um vaga na Corte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário