segunda-feira, 15 de julho de 2013

Preço do leite sobe 20% desde fraude no RS

Preço do leite sobe 20% desde fraude no RS

Para Agas, entressafra é responsável pela elevação do valor do produto

Em dois meses, desde a descoberta da fraude do leite no Rio Grande do Sul, o valor do produto líder no mercado e o mais popular teve alta de 30% no Rio Grande do Sul, informou a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas). Antes da divulgação do esquema, a variação era de cerca de 10%.

Em maio, o Ministério Público (MP) do Estado deflagrou a Operação Leite Compen$ado, que descobriu que cerca de 100 milhões de litros teriam sido alterados com adição de formol, água e ureia. Mas segundo a Agas, a entressafra é a responsável pela elevação do preço do leite no Estado. Conforme a entidade, a alta deve ocorrer até o final deste mês e volta a cair em setembro.

Durante a Operação Loite Compen$ado, em 8 de maio, lotes das marcas Mu-Mu, Latvida, Líder e Italac foram retiradas de circulação em razão da adulteração. A fraude teria sido comprovada por meio de análises químicas do leite cru, quando foi identificada a presença do formol, que mesmo depois dos processos de pasteurização, persiste no resultado final.

A fraude ocorria no transporte entre o leiteiro e a indústria. Com o aumento do volume do leite transportado, os "leiteiros" lucravam 10% a mais que os 7% já pagos sobre o preço do leite cru, em média R$ 0,95 por litro. As empresas investigadas teriam transportado aproximadamente 100 milhões de litros de leite entre abril de 2012 e maio de 2013. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário