domingo, 31 de outubro de 2010

"Saberei honrar o legado de Lula", diz Dilma emocionada

A presidente eleita do Brasil, Dilma Rousseff (PT), se emocionou neste domingo, durante o primeiro pronunciamento oficial, ao se referir ao apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Baterei muito a sua porta e tenho certeza e confiança de que estará sempre aberta. Saberei honrar o seu legado", garantiu a petista.

Dilma confirmou matematicamente sua vitória pouco mais de uma hora após o fim da votação em todo o Brasil, somando 55% dos votos, enquanto José Serra (PSDB) teve 44%. O índice de abstenção foi de 21%.

"Sei que a distância de um cargo nada significa para um homem de tamanha grandeza e generosidade", acrescentou, lembrando da trajetória de Lula como chefe de Estado.

Na referência ao padrinho político, ela foi cortada pelos gritos de "olê, olê, olê, olá, Lula, Lula...". Dilma lacrimejou. "Conviver durante todos esses anos com ele me deu a exata dimensão do governante justo e do líder apaixonado por seu país e sua gente".

O candidato derrotado, José Serra, telefonou para Dilma durante o pronunciamento, segundo José Eduardo Cardozo, coordenador jurídico da campanha petista. Dilma recebeu um bilhete de Palocci, informando-a sobre a ligação.

MÃO ESTENDIDA

A presidente eleita foi recebida com o Hino Nacional no auditório do hotel Naoum, em Brasilía. Dilma chegou ao auditório acompanhada dos ex-ministros Antonio Palocci e José Dirceu - em seguida, subiram ao palco os coordenadores de sua campanha, José Eduardo Dutra e José Eduardo Cardozo, além do vice Michel Temer (PMDB), do ex-presidente José Sarney e dos governadores Tarso Genro, Renato Casagrande, Eduardo Campos e Cid Gomes.

Num discurso conciliatório, Dilma "estendeu" sua mão aos opositores e aos eleitores que não votaram nela. "Estendo minha mão a eles. De minha parte não haverá discriminação, privilégios ou compadrios. A partir de minha posse, serei presidente de todos os brasileiros e brasileiras".

"Para mim, é uma noite completamente especial... Recebi de milhões de brasileiros e brasileiras talvez a missão mais importante da minha vida. Além da minha pessoa, é uma demonstração do avanço democrático do Brasil, porque pela primeira vez uma mulher presidirá o Brasil", afirmou.

"Vou honrar as mulheres brasileiras para que esse fato hoje inédito se transforme em uma fenômeno natural", prosseguiu. "Reconheço... Eu e meu vice Michel Temer, hoje eleito, reconhecemos que teremos um duro trabalho para qualificar o nosso desenvolvimento econômico.

No hotel Naoum, ministros de Lula, governadores, senadores, deputados federais e prefeitos, além da militância do PT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário