sábado, 1 de junho de 2013

Com nariz de palhaço, familiares de vítimas entregam pizza na CPI da Kiss


Com nariz de palhaço, familiares de vítimas entregam pizza na CPI da Kiss

Primeira sessão depois da soltura de acusados é marcada por protestos.
Tragédia matou 242 pessoas na casa noturna; dois seguem internados.



A primeira sessão da CPI que investiga o incêndio da Kiss na Câmara dos Vereadores de Santa Maria foi marcada por protesto de familiares na manhã desta sexta-feira (31). Antes do início da sessão, os familiares instalaram faixas e cartazes lembrando as 242 vítimas da tragédia (veja o vídeo abaixo). Ao final da sessão, usando nariz de palhaço, manifestantes entregaram uma pizza à presidente da comissão, vereadora Maria de Lourdes Castro.
Não havia policiamento no momento da confusão, que durou poucos minutos. Outros familiares também já se encontravam no local para acompanhar a CPI.Antes da sessão, houve um desentendimento entre familiares e uma funcionária. A discussão ocorreu já dentro do prédio da Câmara. Também houve troca de empurrões envolvendo a avó de uma das vítimas. "Minha neta está morta", argumenta a mulher, aos gritos.
 Segundo os familiares, a confusão começou após comentários da funcionária. Ela teria dito ser a favor da soltura dos quatro réus, e reclamado da presença do grupo, que chegou cedo ao local, com faixas e cartazes. Após os depoimentos, os familiares planejam seguir em caminhada pelas ruas da cidade. Pouco antes das 10h30, uma nota de esclarecimento foi publicada no site do órgão. Confira a íntegra:
  "A Câmara de Vereadores de Santa Maria lamenta o incidente ocorrido na manhã desta sexta-feira (31), envolvendo uma servidora desta Casa e familiares das vítimas da tragédia da boate Kiss. Trata-se de uma situação isolada, em que a postura de uma servidora não representa o posicionamento deste Poder Legislativo. A cópia das imagens capturadas pelas câmeras de segurança já foram solicitadas ao setor administrativo para análise e posterior providências, caso necessário. A Câmara de Vereadores se solidariza com a dor dos pais e familiares das vítimas e reitera se tratar de episódio isolado, devendo ser analisado e discutido administrativamente." 
 Liberdade provisória dos réus
O pedido de liberdade provisória partiu do advogado Omar Obregon, que representa o vocalista do grupo que tocava na boate Kiss no momento em que iniciou o incêndio. A decisão de conceder a eles liberdade provisória foi tomada por unanimidade entre os desembargadores da 1ª Câmara que os quatro réus não representam riscos para o processo e para as vítimas e que não há mais o clamor social que justifique a prisão preventiva. Na mesma seção, eles negaram o pedido de anulação de recebimento da denúncia.
Os sócios da casa noturna Elissandro Spohr e Mauro Hoffmann e os integrantes da banda Gurizada Fandangueira, o vocalista Marcelo dos Santos e o produtor Luciano Bonilha Leão, deixaram a prisão em Santa Maria ainda na noite de quarta.O Ministério Público já confirmou que vai entrar com um recurso no Superior Tribunal de Justiça (STJ) nos próximos dias para tentar reverter a liberdade provisória. Segundo os promotores Joel Dutra e Maurício Trevisan, de Santa Maria, o prazo para recorrer é de cinco dias. A data que o MP deve formalizar o recurso não foi divulgada.
Os sócios da casa noturna Elissandro Spohr e Mauro Hoffmann e os integrantes da banda Gurizada Fandangueira, o vocalista Marcelo dos Santos e o produtor Luciano Bonilha Leão, deixaram a prisão em Santa Maria ainda na noite de quarta.




Nenhum comentário:

Postar um comentário