Equipe do Projeto Baleia Franca (PBF/Brasil) registrou a chegada de 15 baleias nas praias do Sul Catarinense.

Depois do primeiro registro de Baleias Franca no litoral Catarinense, nesse último fim de semana, a equipe de pesquisadores e voluntários do PBF/Brasil efetuou novos registros que abrem a temporada oficial de baleias. No sábado (2) três indivíduos foram avistados na Praia de Itapirubá, sede do Projeto Baleia Franca. Já na terça-feira (5) e quarta-feira (6)a equipe percorreu desde o Cabo de Santa Marta (Laguna) até a Guarda do Embaú (Palhoça), onde foram registradas 12 baleias francas, sendo 10 indivíduos adultos e 1 par de mãe e filhote.

Desde o dia 22 de junho os pesquisadores do Projeto Baleia Franca estão realizando treinamento com os 15 voluntários selecionados para integrar a equipe nesta temporada. "O monitoramento das praias da região iniciou durante o treinamento, mas somente no sábado avistamos os primeiros indivíduos. Eram 3 adultos, entre eles um fêmea que se aproximou do costão de Itapirubá realizando diversos movimentos que permitiram a visualização da região ventral e determinação do sexo" afirmou a Diretora de Pesquisa do Projeto Baleia Franca, Karina Groch.

1110 1024x731 Baleias Franca chegam no litoral de Santa Catarina

Os três indivíduos, avistados no sábado, foram vistos inicialmente na Praia de Itapirubá Sul, e estavam em deslocamento no sentido Norte. Já as demais baleias foram registradas nas praias do Cardoso (Cabo Sta. Marta), Ferrugem e Ouvidor (Garopaba) e Guarda do Embaú (Palhoça).

"As avistagens empolgaram os voluntários, que estavam na expectativa desde o início do treinamento", explica o gerente de campo do Projeto Baleia Franca, Rodrigo De Rose. Os voluntários são estudantes e recém-formados dos cursos de Biologia e Medicina Veterinária vindos de várias partes do Brasil para aprimorar seus conhecimentos e vivenciar a experiência singular de pesquisa em campo sobre as baleias franca.

1111 Baleias Franca chegam no litoral de Santa Catarina

Reconhecendo uma Baleia franca

A baleia franca austral, cientificamente chamada de Eubalaena australis, é uma espécie bastante dócil, nadando geralmente muito próxima à praia, logo após a arrebentação das ondas. Além das calosidades típicas existentes na cabeça, as baleias franca caracterizam-se por possuir o corpo predominantemente preto, apresentar nadadeiras peitorais em formato trapezoidal, cauda larga e pontuda. Podem pesar mais de 70 toneladas e atingir 18 metros de comprimento. Os filhotes nascem após um ano de gestação, com cerca de 4,5 a 6 metros de comprimento, pensando 5 a 6 toneladas e permanecem com a mãe durante todo seu primeiro ano de vida. Exposição de cauda e nadadeiras peitorais, além de borrifos em forma de "V", são comportamentos bastante comuns facilmente observados a partir da costa, e que costumam atrair turistas para a observação das francas. No período de inverno, a maioria dos indivíduos avistados consistem de pares de fêmea e filhote, porém indivíduos adultos solitários ou em grupos sociais também tem sido observados, em número crescente em Santa Catarina