domingo, 11 de dezembro de 2011

Operação retira mais de 50 mil peixes do rio dos Sinos



Operação retira mais de 50 mil peixes do rio dos Sinos
Audiência tratará da situação emergencial no Vale dos Sinos, que sofre com a falta de oxigênio na água

Mais de 52 mil peixes foram retirados neste final de semana do rio dos Sinos. Os animais viviam em uma área de grande poluição, onde o nível de oxigenação vem se mantendo baixo nos últimos dias. Os cardumes foram levados para a Prainha Dourada, em Sapiranga, ponto onde a oxigenação da água está mais elevada e adequada à sobrevivência dos animais.

O diretor-executivo do Consórcio Pró-Sinos, Júlio Dorneles, que coordenou a operação, disse que muitos peixes que já estavam agonizando não conseguiram ser salvos. Segundo ele, o Pró-Sinos analisará as condições do rio durante a semana. Não está descartada a possibilidade de uma nova transposição de peixes no próximo fim de semana.

A falta de água no Vale do Sinos e a situação emergencial do rio serão tema de audiência pública que acontecerá nesta segunda-feira, na Assembleia Legislativa. O encontro será realizado no Plenarinho, a partir das 10h. Na audiência, serão apresentados dados técnicos que apontam o impacto que o cultivo de plantio de arroz causa ao rio, aliado à estiagem.

Segundo o Consórcio Pró-Sinos, hoje 60% da água captada no rio dos Sinos é destinada à irrigação das lavouras de arroz. Também participam da audiência a Associação dos Municípios do Vale dos Sinos e o Conselho de Dirigentes Municipais do Meio Ambiente. Juntas, as entidades apresentarão carta com a análise da situação do rio e um conjunto de propostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário