terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Deputado Sandro Mabel aciona STF para anular eleição de líder do PMDB


Deputado Sandro Mabel aciona STF para anular eleição de líder do PMDB

Eleição seria iregular por conta da participação de dois deputados empossados ilegalmente
Deputado aciona STF para anular eleição de líder do PMDB
O deputado federal Sandro Mabel (PMDB-GO) entrou com um mandado de segurança no STF (Supremo Tribunal Federal) pedindo a anulação da eleição do também deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) para a liderança do PMDB no Congresso Nacional.
Segundo Mabel, a eleição foi irregular porque teve a participação de dois deputados empossados ilegalmente.
A eleição para líder do PMDB ocorreu no último domingo (3), com vitória de Cunha após votação em dois turnos, derrotando Mabel e o deputado Osmar Terra (PMDB-RS).
Segundo o parlamentar goiano, a vitória só foi possível após manobra política que resultou na posse dos deputados Marcelo Guimarães Filho (PMDB-BA) e Leomar Quintanilha (PMDB-TO).Os peemedebistas assumiram os lugares de João Carlos Bacelar (PR-BA) e Lázaro Botelho (PP-TO) no último sábado (2).
— Ambos deputados titulares, pertencentes a outros partidos, se afastaram para viabilizar a posse dos suplentes pela primeira vez nesta legislatura.
Segundo o deputado goiano, a posse foi feita de forma “rápida e direcionada” e não obedeceu ao rito previsto na Constituição, que determina nova data de sessão caso a abertura do ano legislativo caia em fim de semana ou feriado.
Mabel ainda criticou a interferência de legendas alheias ao PMDB nos assuntos do partido. O relator do mandado de segurança, que tem pedido de liminar, é o ministro Luiz Fux.


Nenhum comentário:

Postar um comentário