sábado, 29 de junho de 2013

Dilma perde apoio e enfrentaria segundo turno em 2014, diz Datafolha

Dilma perde apoio e enfrentaria segundo turno em 2014, diz Datafolha


DE BRASÍLIA

Após três semanas de manifestações, a taxa de intenção de votos da presidente Dilma Rousseff caiu até 21 pontos percentuais. Embora ainda lidere a disputa de 2014, Dilma é a pré-candidata que mais perdeu apoio na corrida presidencial e a queda indica que hoje ela teria de enfrentar um segundo turno.

O cenário hoje mais provável para a sucessão inclui Dilma, Marina Silva (Rede), Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB).

Nessa simulação, a petista tinha 51% das intenções de voto nos dias 6 e 7 deste mês. Agora, desceu para 30%. Esse é o mesmo percentual da aprovação de seu governo, apurada no mesmo levantamento e divulgada neste sábado (29) pela Folha.
Nesse mesmo cenário, Marina Silva subiu de 16% para 23%. Aécio Neves foi de 14% para 17%. Campos oscilou de 6% para 7%. Nessa hipótese, seria realizado um segundo turno entre a petista e Marina.

O Datafolha foi à ruas na quinta e na sexta-feira. Entrevistou 4.717 pessoas em 196 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Leia na edição da Folha deste domingo outros cenários da pesquisa Datafolha, incluindo o antecessor de Dilma, Luiz Inácio Lula da Silva, e o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa. (FERNANDO RODRIGUES)
Editoria de Arte/Editoria de Arte/Folhapress

Aprovação a gestão Dilma tem maior queda e vai a 30%, aponta Datafolha


Há três semanas, antes do começo dos protestos, aprovação era de 57%.
Pesquisa divulgada pelo jornal 'Folha de S.Paulo' ouviu 4.717 pessoas.

A aprovação do governo da presidente Dilma Rousseff caiu para 30%, segundo pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (29) pelo jornal "Folha de S.Paulo". O número de eleitores que consideram o governo bom ou ótimo caiu 27 pontos percentuais desde o início dos protestos no país. Há três semanas, a aprovação era de 57%. De acordo com o instituto, é a maior queda de popularidade registrada desde o início da gestão Dilma.
A pesquisa foi realizada na quinta (27) e sexta (28) com 4.717 pessoas, em 196 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. É a segunda vez desde que a presidente assumiu o cargo, em 2011, que sua avaliação cai acima da margem de erro da pesquisa. Em março, o índice de aprovação do governo atingiu 65%.

O percentual de pessoas que consideram a gestão Dilma ruim ou péssima passou de 9% para 25%, segundo a pesquisa. A nota média da presidente, numa escala de 0 a 10, caiu de 7,1 para 5,8.
Os entrevistados pelo Instituto Datafolha também avaliaram o desempenho da presidente em relação aos protestos. O levantamento apontou que, para 32%, a postura de Dilma foi ótima ou boa. Outros 38% julgaram como regular e 26% avaliaram como ruim ou péssima.
Diante das manifestações em centenas de cidades brasileiras, a presidente Dilma Rousseff fez um pronunciamento na TV no dia 21 de junho e propôs aos 27 governadores e aos 26 prefeitos de capitais convidados por ela para reunião no Palácio do Planalto, no dia 24, a adoção de cinco pactos nacionais: por responsabilidade fiscal, reforma política, saúde, transporte, e educação.
Plebiscito
A pesquisa Datafolha mostra ainda que 68% dos entrevistados apoiam a ideia de um plebiscito para consultar a população sobre questões ligadas à reforma política. Outros 19% disseram que Dilma agiu mal ao propor a ideia, e 14% não souberam responder.
O instituto diz ainda que 73% dos pesquisados são favoráveis à criação de uma constituinte para elaborar uma reforma política. Sobre esse tema, 15% mostraram-se contrários à proposta.

Economia
O Datafolha também avaliou a expectativa dos entrevistados em relação à inflação: 54% acham que o índice vá aumentar. No último levantamento, 51% afirmaram acreditar no aumento. Para 44% o desemprego vai crescer, enquanto na pesquisa anterior o índice era de 36%. Segundo o instituto, 38% acreditam que o poder de compra do salário vai cair, aumento de 11 pontos percentuais em relação ao último levantamento.

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Internautas se mobilizam para descobrir paradeiro de homem que atropelou manifestantes em Ribeirão Preto

Internautas se mobilizam para descobrir paradeiro de homem que atropelou manifestantes em Ribeirão Preto

Página foi criada para concentrar informações sobre o caso; no episódio, um estudante morreu





















Na página, fotos e reportagens são divulgadas, em meio a comentários de protesto e de revolta

Internautas se mobilizam nas redes sociais para tentar descobrir o paradeiro do Alexsandro Ichisato de Azevedo, 37 anos, suspeito de matar o estudante Marcos Delefrate, 18 anos, na quinta-feira (20), durante um protesto em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. O empresário, que mora em um dos condomínios mais luxuosos da cidade, é procurado pela polícia para prestar esclarecimentos sobre o atropelamento de Delefrate e de outras 11 pessoas. Ele já é considerado foragido.
Uma página foi criada no Facebook para concentrar as informações de quem estava no local no momento em que as vítimas foram atingidas. Nela, fotos e reportagens sobre o caso são divulgadas, em meio a comentários de protesto e de revolta.
Segundo o Tribunal de Justiça de São Paulo, os suspeito responde a 21 processos. Alguns deles referentes a acusações de crimes. Conforme a polícia, em 2009, o empresário foi detido por embriaguez ao volante. No mesmo ano, foi acusado de colocar a vida de outras pessoas em risco, por atirar em placas de sinalização dentro da cidade.
No dia da manifestação, Azevedo saiu com o carro blindado, avaliado em mais de R$ 350 mil, de um supermercado. Na caminhonete, estava a mulher dele e uma criança. Quando chegou a uma rua que não era possível passar, devido ao protesto, algumas pessoas pediram para que ele saísse de ré, mas o motorista acelerou.
Ele foi indiciado pelos crimes de homicídio doloso — quando há intenção de matar — e pelas tentativas de homicídio. Na sexta-feira (21), a Polícia Civil de Ribeirão Preto pediu a prisão temporária do suspeito.

Polícia Federal diz ter certeza que deputado Natan Donadon continua no Brasil

Polícia Federal diz ter certeza que deputado Natan Donadon continua no Brasil

Supremo mandou prender parlamentar, mas ele ainda não havia se entregado até as 18h
Deputado Natan Donadon (PMDB-RO) foi condenado a mais de 13 anos pelo STF
A Polícia Federal afirmou nesta quinta-feira (27), em Brasília (DF), que o deputado federal Natan Donadon (PMDB-RO) permanece no Brasil. No entanto, não soube informar se ele ainda está no Distrito Federal, onde seu apartamento funcional é monitorado por policiais.
Segundo a PF, o nome do parlamentar foi incluído no Sinpi (Sistema Nacional de Procurados e Impedidos), que alerta portos e aeroportos. A PRF (Polícia Rodoviária Federal) também foi acionada.  
Donadon começou a ser considerado procurado após descumprir um acordo com a polícia federal de se apresentar na manhã desta quinta-feira, o que não aconteceu.  
Após um mandado de prisão expedido pelo STF (Supremo Tribunal Federal) na tarde da última quarta-feira (26), policiais estiveram no apartamento do parlamentar, na capital federal, mas ele não foi encontrado. A polícia também monitora o município de Vilhena, em Rondônia. Familiares dele também são acompanhados.  
No Congresso, a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) também procurou Donadon para apresentar notificação de abertura de processo de perda de mandato. Caso o parlamentar não se apresente até esta sexta-feira (28), o processo de abertura será publicado no diário da Câmara. A partir da notificação, ele terá cinco sessões para apresentar defesa.  
O deputado federal Natan Donadon (PMDB-RO) foi condenado pelo STF, em 2010, a 13 anos e quatro meses de prisão por formação de quadrilha e peculato. Ele é acusado de participar de esquema de desvio de milhões de reais quando era diretor da Assembleia Legislativa de Rondônia, no ano de 1990. 

Após cinco meses, famílias de vítimas da tragédia na boate Kiss falam em "sensação de injustiça"

Após cinco meses, famílias de vítimas da tragédia na boate Kiss falam em "sensação de injustiça"

Para marcar a data, 242 pessoas vão se deitar embaixo de um viaduto e soltar balões

Após cinco meses de uma das maiores tragédias da história do País, o incêndio na boate Kiss, no Rio Grande do Sul, que terminou com 242 pessoas mortas, o sentimento ainda é de injustiça, segundo o presidente da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria, Adherbal Alves Ferreira.

— Nós estamos vivenciando um momento de sensação de impunidade, de injustiça. Até agora, nos tiraram tapetes em todos os sentidos e a sociedade que está vendo isso, não é mais os pais, o problema agora virou social.

Ferreira, que perdeu uma filha na tragédia, diz que esse sentimento é causado também pela decisão da Justiça do Rio Grande do Sul que concedeu, em maio deste ano, liberdade aos quatro homens presos acusados de envolvimento no incêndio. Para a decisão, o relator, desembargador Manuel José Martinez Lucas, alegou que os réus não apresentam riscos à sociedade e que depois de quatro meses o clamor público teria esfriado. Os outros dois desembargadores acompanharam o voto do relato. Os sócios da casa noturna, Elissandro Spohr e Mauro Hoffmann, e os integrantes da banda Gurizada Fandagueira, Marcelo dos Santos e o produtor Luciano Bonilha Leão estavam presos na Penitenciária Estadual de Santa Maria.

— Foi uma grande infeliz surpresa para todos nós. A sensação é de impunidade mesmo, porque foi vergonhoso a ação que os desembargadores fizeram. Eles definiram tecnicamente, o ser humano é ser humano, tem alma, sentimento, coração. Isso transpareceu que a Justiça é cega. E é cega mesmo.

O processo criminal está em curso na Justiça. Sobreviventes e uma funcionária da boate começaram a ser ouvidos nesta semana. No início deste mês, oito bombeiros foram indiciados por supostas omissões na fiscalização na casa noturna antes do incêndio.
Famílias de vítimas da boate Kiss ocupam Câmara de Veredores de Santa Maria há mais de 24 horas

No meio de todas as dificuldades, Ferreira diz acreditar que a tragédia contribuiu para uma mudança no País. Isso, segundo ele, porque após o incêndio na boate, casas noturnas foram fechadas por falta de segurança.

— O País se mobilizou de uma forma diferente.

Cinco meses

Para lembrar os cinco meses da tragédia, 242 pessoas vão se deitar embaixo do viaduto Evandro Behr, em Santa Maria, (RS) e soltar balões às 18h. O objetivo é fazer referência aos corpos das vítimas amontoados. Sinos também irão badalar no horário.

Do local, uma caminhada será realizada até a basílica Medianeira para a realização de uma celebração religiosa. Os familiares também ocupam desde a noite da terça-feira (25) a Câmara de Vereadores de Santa Maria (RS). O objetivo é pressionar a Casa a afastar integrantes da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que investiga responsabilidades públicas pela tragédia na boate Kiss.

Incêndio
O incêndio dentro da boate Kiss no centro de Santa Maria, cidade a 290 km da capital, Porto Alegre, aconteceu na madrugada de 27 de janeiro. O número de mortos chegou a 242. 
O fogo começou porque, durante a apresentação da banda Gurizada Fandangueira, um dos integrantes acendeu um artefato pirotécnico — uma espécie de fogo de artifício chamado "sputnik" — que, ao ser lançado, atingiu a espuma do isolamento acústico, no teto da boate. As chamas se espalharam em poucos minutos.
A casa noturna estava cheia na hora que o fogo começou. Cerca de mil pessoas estariam no local. O incêndio provocou pânico e muitas pessoas não conseguiram acessar a saída de emergência. Os donos não tinham qualquer autorização do Corpo de Bombeiros para organizar um show pirotécnico na casa noturna. O alvará da boate estava vencido desde agosto de 2012, afirmou o Corpo de Bombeiros.

Justiça considera lei inconstitucional e garante casamento gay nos Estados Unidos

Justiça considera lei inconstitucional e garante casamento gay nos Estados Unidos

Decisão apertada garantirá uma série de direitos e benefícios para casais homossexuais










Ativista dos direitos homossexuais levanta a bandeira do arco-íris em frente a Suprema Corte dos EUA, em Washington na terça-feira (25). Decisão apertada garantiu uma série de direitos para os casais do mesmo sexo no país
Em seu primeiro caso sobre a questão do casamento entre pessoas do mesmo sexo, a Suprema Corte dos Estados Unidos considerou nesta quarta-feira (26) a lei que não reconhecia o casamento gay como inconstitucional. Em uma decisão apertada (5 x 4), decidiu-se que a lei viola os direitos dos homossexuais e se intromete em estados de direito para definir e regular o casamento.

A Lei de Defesa do Casamento (DOMA, em inglês), definia o casamento como a "união entre um homem e uma mulher" e impede, portanto, que os homossexuais casados nos estados onde a união é considerada legal tenham o reconhecimento e os benefícios fiscais em nível federal.

O juiz Anthony Kennedy, de tendência conservadora, deu o voto decisivo de apoio aos direitos gays, juntando-se aos seus colegas liberais na decisão que irá expandir drasticamente os direitos para os casais gays do país, que terão acesso a mais de mil benefícios federais negados anteriormente. No parecer, ele escreveu que a Lei de Defesa do Casamento viola a garantia da Constituição dos EUA de proteção igualitária.
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, comemorou o episódio. "A decisão de hoje sobre a DOMA é passo histórico", disse o líder em sua conta oficial do Twitter.
Proposição 8
A Suprema Corte dos Estados Unidos também abriu caminho nesta quarta-feira para que o casamento gay volte a ser legalizado na Califórnia, em uma decisão sobre a Proposição 8, uma emenda à Constituição desse estado que proibiu em 2008 a união entre pessoas do mesmo sexo. Em uma decisão por 5 a 4, o Supremo invalidou uma decisão de uma corte federal de apelações da Califórnia por considerar que os litigantes no caso não tinham base para apelar. Além disso, deu instruções para que este tribunal invalide a Proposição 8.

Casa Civil veta projeto de lei inócuo que confirma a incompetência da maioria dos congressistas

Casa Civil veta projeto de lei inócuo que confirma a incompetência da maioria dos congressistas

Sem explicação – Os palacianos tentam mostrar à população que o País está sob controle, situação impossível quando o governo é incompetente e os políticos seguem o mesmo caminho. Custando aos contribuintes aproximadamente R$ 130 mil mensais, deputados e senadores conseguem a proeza de cometer erros inaceitáveis.
Atual ministro da Pesca, o senador Marcelo Crivella (PSC-RJ) apresentou, em 2005, projeto de lei que cria o “Dia da Celebração da Amizade Brasil-Israel”. O PL 56/2005 fixou o dia 29 de novembro como a data da mencionada comemoração.
Sem se preocupar com o que acontece ao redor do planeta, nem mesmo com as datas comemorativas já estabelecidas, Crivella avançou em seu projeto como se o Brasil fosse o centro do universo. Acontece que a Organização das Nações Unidas estabeleceu anteriormente o dia 29 de novembro como o “Dia Internacional de Solidariedade com o Povo da Palestina”, em referência à partilha do território do mandato britânico da Palestina em dois Estados. Ou seja, o dia 29 de novembro é muito mais importante ao povo palestino.
Considerando que os parlamentares contam com um séquito de assessores em seus gabinetes, além das muitas assessorias existentes no Congresso Nacional, esse tipo de erro mostra como os políticos decidem os destinos de um país que há séculos é refém da incompetência da extensa maioria dos homens públicos.
A Casa Civil da Presidência da República, nos termos do § 1o do art. 66 da Constituição Federal, vetou integralmente o PL “por contrariedade ao interesse público”. A situação é ainda mais vexatória porque o plenário do Senado Federa aprovou um projeto absolutamente inócuo, depois da anuência das comissões de mérito.
Todo esse imbróglio explica o fato de o Brasil encontrar-se estacionado, há décadas, na condição do futuro, que por certo demorará alguns séculos a chegar.

Leiloeiro de Estância Velha é preso com 35kg de cocaína e 30kg de maconha

Leiloeiro de Estância Velha é preso com 35kg de cocaína e 30kg de maconha
Droga estava na F-250 do leiloeiro| Créditos: Polícia Civil/Divulgação
Taquari/Estância Velha - Policiais da 2ª Delegacia de Investigações do Narcotráfico do Departamento Estadual de Investigação do Narcotráfico (Denarc) apreenderam, nesta madrugada (27/6), na BR-386 em Taquari, grande quantidade de droga escondida no tanque de combustível de uma camioneta F-250.
A Operação denominada Lance Final, coordenada pelos delegados Heliomar Franco, Rodrigo Zucco e Thiago Bennemann, levou à prisão de quatro pessoas, entre elas do leiloeiro oficial do estado do RS, Alcívio Wolff, de 55 anos, que mora no bairro Lago Azul, em Estância Velha. 
Com o quarteto foram apreendidos 35kg de cocaína, 30kg de maconha, 800 comprimidos de ecstasy, grande quantidade de munição de calibre restrito e R$ 3.800.
Segundo o delegado Rodrigo Zucco, a quadrilha abastecia as regiões do Vale dos Sinos e Vale do Taquari. O delegado Heliomar explica que o leiloeiro utilizava uma placa de identificação do Poder Judiciário para evitar de ser abordado em barreiras policiais.
A prisão ocorreu às 05 horas da manhã de hoje, em Taquari. Além da F-250, foi apreendido um veículo Golf 2013, que seria utilizado pelos presos como batedor para avisar de barreiras policiais. Após os procedimentos de polícia judiciária, os presos foram encaminhados ao sistema prisional.

A CUT ESTÁ ABOCANHANDO 1% DOS APOSENTADOS ILICITAMENTE




Enviada em: quarta-feira, 26 de junho de 2013 20:35
Para: Luiz Garcia
Assunto: A CUT ESTÁ ABOCANHANDO 1% DOS APOSENTADOS ILICITAMENTE.

Pessoal.

Recebi o e-mail, abaixo transcrito, de um amigo virtual, sobre mais uma roubalheira da Petralhada. O e-mail original é do Sr. José Luiz Rebello, aposentado do INSS.

Vou, inclusive, verificar os valores que meus sogros recebem de aposentadoria para ver se eles, também, foram vítimas destes larápios.


MUITA ATENÇÃO PARA ESSA DENÚNCIA!

ATENÇÃO APOSENTADOS - CONFIRAM OS VALORES DE SEUS BENEFÍCIOS!
A CUT - CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES, ESTÁ ROUBANDO DOS APOSENTADOS EM FAVOR DOS DEPUTADOS DO PT! (É impressionante, onde tem falcatrua, tem pilantra petista)


D E N Ú N C I A

Ao receber minha aposentadoria de fevereiro, observei que havia valor menor em relação a meses anteriores, ou seja, por volta de 1% a menos.
Aguardei o mês de março e abril e, em ambos, o fato se repetiu. 
Entrei em contato com o fone 135 e o atendente me orientou que eu fosse ao posto mais próximo do INSS onde eu poderia receber melhores informações sobre as ocorrências em meu benefício mensal.

O funcionário que me atendeu disse NÃO SE TRATAR DO PRIMEIRO CASO e que estava autorizado em seu benefício UM DESCONTO DE 1% EM FAVOR DA CUT.

Indignado liguei para a referida Central Sindical manifestando minha indignação e tive a promessa de devolução em conta-corrente (fato que realmente ocorreu após 48 horas) - desde que EU PERMANECESSE CALADO E NADA DIVULGASSE SOBRE TAL OCORRÊNCIA A NINGUÉM - até porque esse valor correspondia aos trabalhos prestados pela CUT através dos deputados do PT a favor dos aposentados. 
Estou repassando esse gravíssimo fato de APROPRIAÇÃO INDEVIDA para que todos OS APOSENTADOS possam conferir suas aposentadorias para saberem se também não estão sendo furtados dessa maneira tão vil. 
Portanto, olho na aposentadoria, minha gente, cujo valor já é um roubo para todos os que durante anos recolheram valores previdenciários e
agora poderão também ser vítima de furto a favor de gente que nada faz em favor daqueles que mais necessitam. 
"Quando todas as armas forem propriedade do governo e dos bandidos, estes decidirão de quem serão as outras propriedades" (Benjamin Franklin).

Olha não sei se isso é verdade só estou repassando...

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Em reunião com governadores, Dilma defende plebiscito para reforma política

Em reunião com governadores, Dilma defende plebiscito para reforma política



Encontro com líderes de Estados e das capitais vai definir propostas para atender à pauta de reivindicações dos protestos recentes

Em reunião com governadores e prefeitos das capitais brasileiras, a presidente Dilma Rousseff propôs nesta segunda-feira, 24, a realização de um "plebiscito popular que autorize o funcionamento de processo constituinte específico para fazer reforma política". Segundo Dilma, "o Brasil está maduro para avançar e já deixou claro que não quer ficar parado onde está".

O encontro foi convocado pela presidente após os protestos que tomam conta das ruas do País desde a semana passada. Na abertura da reunião, a presidente apresentou os cinco pactos a serem discutidos: reforma política, responsabilidade fiscal, saúde, educação e transporte público.

Dilma defendeu uma reforma que amplie a "participação popular e os horizontes da cidadania". "Esse tema (reforma política) já entrou e saiu várias vezes da pauta do País. É necessário que, como entrou e saiu várias vezes, tenhamos a iniciativa de romper o impasse", afirmou a presidente.

Dilma também destacou como "prioridade ao combate à corrupção de forma ainda mais contundente do que já vem sendo feito em todas as esferas". Para a presidente, uma iniciativa fundamental para combater a corrupção é que se "crie uma nova legislação que classifique a corrupção dolosa como equivalente a crime hediondo com penas muito mais severas".

De acordo com a presidente, todas as esferas administrativas e todos os Poderes devem se esforçar também para implantar de forma plena a Lei de Acesso à Informação, que dá ao governante mais instrumento de combate à corrupção. "Precisamos agilizar a implantação da Lei de Acesso à Informação", afirmou Dilma.
Por mais de uma vez, Dilma falou sobre a necessidade de ouvir as "vozes das ruas". "As ruas estão nos dizendo que o País precisa de serviços públicos de qualidade, mecanismos mais eficientes de combate à corrupção, representação política permeável", destacou.

Transporte público. Dilma afirmou que vai destinar mais R$ 50 bilhões para novos investimentos em obras de mobilidade urbana. "Essa decisão é reflexo do pleito por melhoria no transporte coletivo no nosso País", afirmou.
A presidente disse que o pacto proposto precisa assegurar participação da sociedade na discussão política do transporte. "Estou criando o Conselho Nacional de Transporte Público, com a sociedade civil e usuários", explicou. "A criação de conselhos semelhantes em municípios será extremamente importante", disse a presidente, remetendo ao compromisso de prefeitos nessa tarefa. Antes do encontro com governadores e prefeitos, Dilma recebeu integrantes do Movimento Passe Livre (MPL), que liderou os protestos contra o reajuste da tarifa do transporte público em São Paulo.

Saúde. Para saúde, terceiro pacto proposto, Dilma retomou a intenção de contratar médicos estrangeiros para atuar 
em cidades onde há falta de profissionais, além de investimentos em hospitais. "Quero acelerar os investimentos já contratados em hospitais e Unidades de pronto atendimento", disse Dilma, ao anunciar que o governo vai acelerar o envio de médicos para o interior e para a periferia das grandes cidades, onde não existem estes profissionais, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo Dilma, médicos estrangeiros também serão contratados para atender as áreas hoje descobertas de profissionais de saúde. Já prevendo as críticas que sofrerá ainda mais por causa desta decisão, a presidente Dilma avisou que esta "é uma medida emergencial". Dilma ressaltou a contratação de médicos estrangeiros, "não se trata de medida hostil ou desrespeitosa" à categoria, mas que tal ação é necessária porque há dificuldade de encontrar médicos em número suficiente e com disposição para trabalhar nestes locais mais afastados.

"A saúde do cidadão deve prevalecer sobre quaisquer outros interesses", declarou a presidente, ao informar que o Brasil continua sendo um dos países do mundo que menos emprega médicos estrangeiros. Eles são, 1,79% no Brasil, contra 37% na Inglaterra e 25% na Austrália. A presidente insistiu que existem "regiões onde a população não tem atendimento médico". E desabafou: "Isso não pode continuar".

Mara Maravilha diz que homossexualidade é aberração

Mara Maravilha diz que homossexualidade é aberração

Cantora participou do Morning Show na RedeTV!
FAMOSIDADES
FAMOSIDADES




































SÃO PAULO – Entrevistada do “Morning Show”, da RedeTV!, desta segunda-feira (24), Mara Maravilha fez declarações polêmicas sobre homossexuais e a “cura gay”, proposta criada pelo deputado e presidente dos Direitos Humanos e Minorias da Câmara, Marco Feliciano.

Além de ter afirmado que era simpatizante do político, a cantora disparou: “Eu conheço muitos homossexuais que querem a cura, que queriam viver livre disso. Mas isso é de cada um. Essa discussão tem um outro lado também. Nós, que não concordamos com muitos comportamentos, estamos sendo vítimas de preconceito. Eu não concordo com essa aberração”.

Insistindo no assunto, Mara continuou: “Tem muitos pais, muitas mães, muitas pessoas que não concordam com essa aberração. Não acho bonito nem um homem e uma mulher ficarem se atracando, esse tipo de coisa é particular. Imaginem duas mulheres, dois homens, em público? Não acho bonito. Agora, se acontecer de eu presenciar uma cena destas, se estiver me incomodando, eu não vou fazer baixaria, eu me retiro".

Por fim, a artista concluiu: “Muitos pensam igual ao pastor Feliciano. Eu, particularmente, gosto e respeito muito o pastor. E, assim como ele, eu e todos nós podemos ter as nossas opiniões. Você tem que respeitar o gay e tem que respeitar também a opinião de quem não pensa como o gay".

Ex-apresentadora infantil, Mara Maravilha se converteu para a religião evangélica em 1995 e virou cantora gospel. Ela já vendeu cerca de 4 milhões de álbuns.

Dilma Rousseff trai a voz rouca das ruas e recebe apenas os líderes do Movimento Passe Livre em palácio

Dilma Rousseff trai a voz rouca das ruas e recebe apenas os líderes do Movimento Passe Livre em palácio

Tudo combinado – A farsa em que se transformou o pronunciamento da presidenteDilma Rousseff, feito na última sexta-feira (21) em cadeia de rádio e televisão, ganhou o primeiro capítulo de um enredo que é marcado pela mitomania.
Dilma disse que abriria espaço em sua agenda para conversar com representantes dos manifestantes, que nas últimas duas semanas tomaram as ruas do País, mas tudo não passa de mais um embuste com a chancela do Partido dos Trabalhadores. A presidente receberá em palácio, nesta segunda-feira (24), os líderes do Movimento Passe Livre, grupo de esquerda radical que está vinculado a uma ONG que recebe dinheiro do governo federal. Ou seja, Dilma não quer ouvir a voz rouca das ruas, como disse diante das câmeras.
Entre o que Dilma prometeu durante a leitura do pronunciamento escrito pela equipe do marqueteiro João Santana e a capacidade de realização do governo há uma enorme distância. Qualquer ação para atender às reivindicações dos brasileiros descontentes demorará entre três a cinco anos para ter algum efeito. O que a atual inquilina do Palácio do Planalto quer é continuar enganando a opinião pública até a eleição de 2014, o que lhe permitiria alimentar o sonho da reeleição, que pode ter se transformado em um irreversível pesadelo.
Receber no Palácio do Planalto os líderes do Movimento Passe Livre será um enorme equívoco, pois o grupo focou os protestos apenas na redução das tarifas de tarifas de transportes, ação encomendada para desestabilizar politicamente o governo de São Paulo, Geraldo Alckmin. O MPL deixou as manifestações logo após a revogação do aumento das tarifas em São Paulo, mas os protestos continuam. O que mostra que essa decisão da presidente poderá incendiar ainda mais os manifestantes.

Embalado por grave crise política, País viverá semana de marasmo no Congresso por causa da seleção

Embalado por grave crise política, País viverá semana de marasmo no Congresso por causa da seleção

Só embromação – A semana que começa será perdida no âmbito das atividades parlamentares. Isso porque a seleção brasileira enfrentará a equipe do Uruguai na próxima quarta-feira (26), em partida válida pela semifinal da Copa das Confederações.
Com a menor carga horária laboral do País – o que faz com que os salários sejam absurdamente altos – deputados e senadores, em sua extensa maioria, chegam à Brasília no final das segundas-feiras, exceto os escalados para o plantão que serve para enganar a opinião pública. O trabalho começa de fato nas terças-feiras, estendo-se, na melhor das hipóteses, até as manhãs das quintas-feiras. O que não significa que nesse curto hiato de tempo algo é feito em prol do Brasil e dos brasileiros.
Por causa do jogo da seleção brasileira, que neste momento de crise será utilizada pelos políticos como um dos ingredientes da receita do “pão e circo”, os servidores serão dispensados às 15 horas para que possam acompanhar o duelo futebolístico com os uruguaios.
Pode parecer intransigência do ucho.info, mas o Congresso Nacional custa anualmente aos contribuintes pouco mais de R$ 8 bilhões. Em conta rápida e sem preciosismo, o Brasil mandará pelo ralo, apenas nesta semana, pelo menos R$ 150 milhões. Até porque, quando o motor da política começaria a esquentar a seleção estará entrando em campo.
Para se ter ideia da extensão do desvario, com o dinheiro desperdiçado pelo Congresso na última semana e nesta seria possível construir um arena esportiva em qualquer país de primeiro mundo, onde a política é exercida com seriedade e corrupção dá cadeia.

Felipão tenta ajudar Dilma e sugere que brasileiros precisam ter calma e esperar mais dez anos

Felipão tenta ajudar Dilma e sugere que brasileiros precisam ter calma e esperar mais dez anos

Fora da realidade – Técnico da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari perdeu a grande chance de permanecer calado. Felipão, como é conhecido o técnico do onze canarinho, tentou ajudar a presidente Dilma Vana Rousseff e disse que as manifestações que ganharam as ruas do País são justas, mas é preciso que o povo tenha paciência e espere até dez anos para que mudanças ocorram.
Famoso por ser adepto do jogo retrancado, Scolari certamente não ouviu a voz rouca das urnas ou simplesmente desconhece as reivindicações de uma população indignada, que não mais suporta os seguidos escândalos de corrupção e a inoperância de um governo incompetente que se escora em promessas.
Luiz Felipe Scolari falou sobre o tema após ser questionado por um jornalista, mas sua fala possivelmente não convenceu nem mesmo seus familiares. Na última década, os brasileiros assistiram ao desmonte do País patrocinado por Lula e seus sequazes, que nesse período se dedicaram à pirotecnia oficial como forma de driblar a opinião pública.
Caso não queira ser alvo de vaias, assim como já ocorreu com a presidente no Estádio Mané Garrincha, o melhor que Scolari pode fazer é alegar impossibilidade para tratar do assunto. O Brasil está a um passo do despenhadeiro da crise, mas o técnico da seleção entende que o momento requer paciência.

Ficha Limpa no Executivo: proposta levantada por Dilma Rousseff já foi aprovada na CCJ da Câmara

Ficha Limpa no Executivo: proposta levantada por Dilma Rousseff já foi aprovada na CCJ da Câmara

Basta boa vontade – Uma das ações anunciadas pela presidente Dilma Rousseff para combater a corrupção – alvo das reivindicações dos protestos que tomam o País –, o projeto “Ficha Limpa no Executivo” foi aprovado na Câmara dos Deputados há um ano. Trata-se da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 11/2011, de autoria do deputado federal Sandro Alex (MD-PR), que recebeu sinal verde da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa, em junho de 2012, e aguarda a instalação de uma comissão especial para continuar tramitando.
A PEC, que precisa ser aprovada em dois turnos pelos plenários da Câmara e do Senado, estabelece que pessoas consideradas inelegíveis pela Justiça Eleitoral não poderão ocupar cargos de ministro de Estado, secretário-executivo de ministérios ou demais órgãos da administração direta, funções comissionadas, exercidas por funcionários efetivos, cargos e empregos de livre nomeação nas autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista. “Se uma pessoa não pode se candidatar a cargos eletivos também não deve poder ocupar cargos públicos”, salienta Sandro Alex.
Sociedade
O deputado Sandro Alex justificou a apresentação da proposta alegando que “a exigência da probidade e da moralidade para o exercício de funções e cargos públicos vem ganhando grande atenção da sociedade brasileira, cada vez mais indignada com a corrupção”. Ele ressaltou que a Lei da Ficha Limpa veio de iniciativa popular e, por isso, a sua extensão atende à cidadania.
A lei impediu a candidatura de pessoas condenadas em decisões judiciais, mesmo sem trânsito em julgado. Também ficaram inelegíveis aqueles que renunciaram a mandatos para fugir de processos de cassação de direitos políticos. “O que nos levou a apresentar essa Proposta de Emenda à Constituição foi a constatação da existência de um paradoxo jurídico: ser candidato não pode, mas ser ministro de estado, por exemplo, pode?”
Para Sandro Alex, se não se admite a presença, no poder, de pessoas cujo passado as desabone, mesmo que alicerçadas no voto popular, “parece ser lógico e necessário impedir o acesso a cargos importantes da República daqueles que nem mesmo foram votados para exercer aquela função e que ali se encontram apenas por serem aliados do governo na ocasião”.

21 de junho – Dia Mundial de Luta Contra a Esclerose Lateral Amiotrófica

21 de junho – Dia Mundial de Luta Contra a Esclerose Lateral Amiotrófica

Todos unidos – A Aliança Internacional das Associações Esclerose Lateral Amiotrófica-ELA/Doenças Neuromusculares-DNM criou em 21 de junho de 1997 o Dia Mundial da Conscientização da ELA/DNM. A data foi escolhida por ser um solstício – o Sol se encontra sobre o Trópico de Câncer sua posição mais ao norte em relação ao Equador. É, portanto, o começo do inverno no hemisfério sul e do verão no hemisfério norte – é um ponto especial de sua posição, um ponto que marca mudanças – e todos os anos a comunidade internacional de ELA/DNM realiza atividades para expressar sua esperança de que este dia seja um ponto especial, um dia simbólico de mudança, na busca da causa, do tratamento e cura desta terrível doença.
Mundialmente, o tema comemorativo é Dia Mundial da Conscientização da ELA.
Os objetivos do evento são:
a) Conhecer as ações governamentais quanto aos programas disponíveis para as pessoas com ELA.
b) Trazer para a discussão o tema: Pesquisa Clínica.
O momento é oportuno para que todas as associações estejam unidas em busca do objetivo principal – trazer ensaios clínicos para o Brasil. Interesse não somente das pessoas com ELA, mas de todas as pessoas que lutam em nome das pessoas com Doenças Raras.
As pesquisas clínicas no Brasil serão fortalecidas quando houver interação entre pacientes, familiares, cuidadores, associações, comunidade científica, profissionais de saúde, Ministério da Saúde, ANVISA, Conep, universidades, indústrias farmacêuticas e demais setores envolvidos em pesquisas clínicas.
Mundialmente a maior expectativa de novos tratamentos para a ELA está nas células-tronco e terapia gênica. A presença de profissionais que atuam em pesquisas será fundamental na divulgação de informações seguras sobre o andamento de pesquisas. Será uma oportunidade de pacientes, profissionais e entidades se atualizarem sobre as mais recentes notícias científicas sobre esses tratamentos.
Para que tenhamos êxito em nossas reivindicações por uma saúde mais digna e tratamentos inovadores para os pacientes de ELA, é importante que todos estejam unidos em defesa dessa causa.
No dia 20 de junho, no Auditório Nereu Ramos (Congresso Nacional), aconteceu o evento “Dia Mundial da Conscientização da ELA”, que contou com o apoio do deputado federal Romário (RJ) e da Frente Parlamentar de Doenças Raras.
O que é?
A Esclerose Lateral Amiotrófica-ELA é uma doença neurodegenerativa causada pela morte dos neurônios motores, responsáveis pelo comando da musculatura esquelética. Não tem cura, porém o tratamento multiprofissional é extremamente importante para aumentar a sobrevida e melhorar a qualidade de vida do paciente.
Primeira descrição da ELA
Mundo: 1869 (França, Dr. Jean Martin Charcot)
Brasil: 1909 (Rio de Janeiro, Dr. Cypriano de Freitas)
Incidência
Mundial: mais de 350 mil pessoas. Óbitos que superam 100 mil/ano.
Brasil: cerca de 2.500/ano, tendo 14 mil pessoas vivendo com a doença.
Não há registro exato do número de pessoas com ELA, bem como de outras doenças raras.

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Retrato do caos: pelo menos 15 mil adolescentes brasileiros usam crack

Retrato do caos: pelo menos 15 mil adolescentes brasileiros usam crack

Fim do caminho – Aproximadamente 75 mil alunos do último ano do ensino fundamental nas escolas brasileiras fumavam maconha e 15 mil fumavam crack no ano passado, de acordo com dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) 2012, divulgada hoje (19) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Apesar dos números representarem 2,5% e 0,5%, respectivamente, dos cerca de 3,15 milhões de escolares do 9º ano, a situação serve de alerta para as autoridades e a sociedade como um todo, de acordo com o gerente de Estatísticas de Saúde do IBGE, Marco Antonio Andreazzi.
“Estamos falando de adolescentes, em sua maioria, entre 13 e 15 anos de idade, que frequentam a escola, que relataram ter usado essas drogas nos últimos 30 dias”, comentou. Ele demonstrou maior preocupação em relação ao crack. “Esse percentual de 0,5%, embora pareça bastante pequeno, merece cuidado e análise mais aprofundada: o crack é uma droga debilitante, que provoca o afastamento da escola, da família e do convívio social”, disse ele.
O estudo aponta que quase metade (45,5%) dos alunos nesse ano escolar tinha 14 anos de idade. Entre os entrevistados, 7,3% disseram ter experimentado algum tipo de droga ilícita como maconha, cocaína, crack, cola, loló, lança-perfume e ecstasy. 
Desse total, 2,6% tinham menos de 13 anos. Dentre os entrevistados, 34,5% afirmaram já ter provado maconha e 6,4%, crack. O Centro-Oeste é a região com o maior percentual de alunos do 9º ano que já experimentaram alguma droga, com 9,3%. A Região Nordeste aparece com o menor percentual. 
Analisando os resultados por capitais, o maior percentual foi encontrado em Florianópolis (17,5%), Curitiba (14,4%) e os menores em Palmas e Macapá (5,7% em ambas).
Em relação ao álcool, 50,3% dos entrevistados disseram ter experimentado uma dose de bebida alcoólica na vida e 26,1% disseram ter consumido álcool nos últimos trinta dias, com destaque para Porto Alegre (34,6%) e Florianópolis (34,1%). Os menores percentuais foram encontrados em Belém (17,3%) e Fortaleza (17,4%).
Cerca de 22% dos estudantes disseram ter sofrido pelo menos um episódio de embriaguez. No sul, esse percentual foi 56,8% e de 47,3% no Nordeste. 
A proporção das meninas (51,7%) foi maior que a dos meninos (48,7%). A forma mais comum de obter bebida alcoólica foi em festas (39,7%), com amigos (21,8%), ou comprando no mercado, loja, bar ou supermercado (15,6%). E 10,2% dos escolares adquiriram bebida alcoólica para o consumo durante o período considerado, na própria casa.
Outro dado revelado pela pesquisa no que se refere à saúde dos adolescentes é a queda no número de escolares que haviam provado tabaco nas capitais entre 2009 e 2012 (de 24,2% para 22,3%). Os dados mostram que 19,6% dos estudantes brasileiros do último ano do ensino fundamental haviam experimentado cigarro e 29,8% informaram que pelo menos um dos responsáveis era fumante. 89,3% dos escolares estudam em escolas que informaram possuir política sobre proibição do uso do tabaco.
Ao comparar os dados das pesquisas de 2009 e 2012, verificou-se que o percentual de escolares que fizeram uso de cigarros nos últimos 30 dias manteve-se estável, em torno de 6%. As cidades com maiores proporções de escolares fumantes no período foram Campo Grande com 12,4% e Florianópolis com 9,7%. (Agência Brasil)