domingo, 11 de dezembro de 2011

Montserrat deixa PV após divergências sobre coligação com PCdoB

Rachel Duarte

Bruno Alencastro/Sul21

Foto: Bruno Alencastro/Sul21

A posição do ex-candidato ao governo gaúcho pelo Partido Verde, Montserrat Martins, em defender princípios ideológicos como critério para as coligações à Prefeitura de Porto Alegre em 2012 lhe renderam um pedido de desfiliação. O final de semana foi de encontros nos diretórios municipal e estadual do PV e dirigentes da executiva não pouparam a declaração do médico sobre o apoio ao PCdoB, da deputada federal Manuela D´Ávila. Após almoçar com a parlamentar e outras siglas na última semana, Montserrat declarou ao Sul21 que a relatoria do deputado federal Aldo Rebelo sobre o novo Código Florestal era um ponto que afastava o PV da comunista.

Ainda na sexta-feira (9), em comentários dirigidos ao site, representantes da executiva verde informaram da possível expulsão de Montserrat. Em nota oficial, autorizada pela presidente do PV-RS Marivane Alencastro, a expulsão foi legitimada no mesmo dia.

"A posição proferida pelo Montserrat Martins, não é a posição oficial do PV/RS, aliás, sequer foi discutido isso internamente. Perda de identidade o partido teve na última eleição quando se omitiu de discutir o aborto, a questão das drogas e as liberdades individuais, em virtude de um grupo sectário que entrou e para o bem do PV já saiu de nossa sigla", diz a nota.

Segundo o documento, enviado ao Sul21, "com o aval da Presidência Nacional do Partido Verde, o partido no estado, vem estreitando relações com a deputada Manuela D'Ávila. Além de questões eleitorais, as siglas vêm discutindo os problemas da cidade, priorizando a questão ambiental, bandeira histórica do PV. Além disso, a deputada tem sido uma importante parceira do PV em municípios que temos participações nos governos, nos auxiliando com idéias e emendas parlamentares".

Montserrat Martins rebateu em carta aberta neste domingo (11), que outras questões estratégicas estão prevalecendo dentro do PV e que por isso, o partido não tem mais sintonia com ele. "Nos últimos dias, nas tratativas para as eleições 2012, ficou claro para mim, finalmente, que não existe mais a sintonia entre este ex-candidato e a direção do partido ao qual representei em 2010. Ficou evidente que um ciclo havia se encerrado. Mais simples que aprofundar essa seara de discórdia é simplesmente, desde já, solicitar minha desfiliação", diz na carta.

Na carta, Montserrat pediu sua desfiliação do partido e argumentou os desafios que ainda precisam ser superados na questão ambiental, que, segundo ele, deveria ser a principal preocupação do PV diante da sociedade.

Operação retira mais de 50 mil peixes do rio dos Sinos



Operação retira mais de 50 mil peixes do rio dos Sinos
Audiência tratará da situação emergencial no Vale dos Sinos, que sofre com a falta de oxigênio na água

Mais de 52 mil peixes foram retirados neste final de semana do rio dos Sinos. Os animais viviam em uma área de grande poluição, onde o nível de oxigenação vem se mantendo baixo nos últimos dias. Os cardumes foram levados para a Prainha Dourada, em Sapiranga, ponto onde a oxigenação da água está mais elevada e adequada à sobrevivência dos animais.

O diretor-executivo do Consórcio Pró-Sinos, Júlio Dorneles, que coordenou a operação, disse que muitos peixes que já estavam agonizando não conseguiram ser salvos. Segundo ele, o Pró-Sinos analisará as condições do rio durante a semana. Não está descartada a possibilidade de uma nova transposição de peixes no próximo fim de semana.

A falta de água no Vale do Sinos e a situação emergencial do rio serão tema de audiência pública que acontecerá nesta segunda-feira, na Assembleia Legislativa. O encontro será realizado no Plenarinho, a partir das 10h. Na audiência, serão apresentados dados técnicos que apontam o impacto que o cultivo de plantio de arroz causa ao rio, aliado à estiagem.

Segundo o Consórcio Pró-Sinos, hoje 60% da água captada no rio dos Sinos é destinada à irrigação das lavouras de arroz. Também participam da audiência a Associação dos Municípios do Vale dos Sinos e o Conselho de Dirigentes Municipais do Meio Ambiente. Juntas, as entidades apresentarão carta com a análise da situação do rio e um conjunto de propostas.